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SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA EM DOMICÍLIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS E SUAS FAMÍLIAS – SPSBD

O que é?

O Serviço de Proteção Social Básica em domicílio tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para inclusão social, a equiparação de oportunidades, a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento. Além de contribuir com a promoção do acesso dessas pessoas aos serviços de convivência e fortalecimento vínculos e a toda a rede socioassistencial, desenvolve também ações extensivas aos familiares e a rede de apoio, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social.

Etapas para a realização deste serviço

A partir a identificação da necessidade da inserção do usuário no serviço, a equipe técnica realiza visita domiciliar, realizando a matrícula do usuário no serviço. Após a realização da matrícula, o usuário já estará automaticamente no serviço, e terá atendimento quinzenalmente ou conforme a necessidade.

Requisitos

O Serviço de Proteção Social Básica no domicílio destina-se às pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária, em especial aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC Idoso e BPC Deficiente) e membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.

Formas de Atendimento

O serviço oferece acompanhamento no domicílio da pessoa com deficiência ou idosa, com objetivo de desenvolver a autonomia do usuário, o fortalecimento de vínculos e a conscientização e defesa de seus direitos.Os usuários que são considerados público prioritário, recebem atendimento psicossocial particularizado, conforme a necessidade e de acordo com a demanda.

Regularidade da Oferta

Quinzenalmente

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

• Documentos Pessoais (RG, CPF, Certidão de Nascimento) • NIS (Número de Identificação Social) • Comprovante de Residência

Formas de Prestação de Serviços

O SPSBD realiza acompanhamento a pessoas idosas e pessoas com deficiência, realizando atividades que tem por objetivos prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais; prevenir confinamento de idosos e/ou pessoas com deficiência afastadas do convívio por motivos de saúde, problemas de mobilidade ou isolamento; sensibilizar grupos comunitários sobre direitos e necessidades de inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas buscando a desconstrução de mitos e preconceitos; Desenvolver estratégias para estimular e potencializar recursos das pessoas com deficiência e pessoas idosas, de suas famílias e da comunidade no processo de habilitação, reabilitação e inclusão social;

Informações de Acesso

• Busca ativa pela equipe profissional; • Encaminhamentos da Rede Intersetorial (Saúde, Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, etc); • Demanda espontânea dos usuários ou familiares;

Metodologia Utilizada

O SPSBD busca realizar atividades que propiciem vivências que valorizem as suas experiências e que estimulem e potencializem a capacidade de autonomia sobre suas vidas. Dentre os objetivos do serviço estão a prevenção de agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais; prevenção de confinamento de idosos e/ou pessoas com deficiência; identificação de situações de dependência; colaboração com redes inclusivas no território; estímulo a participação cidadã; contribuição para o resgate e preservação da integridade e da melhoria de qualidade de vida dos usuários; contribuição para a construção de contextos inclusivos.

Locais de prestação do serviço

O serviço é realizado prioritariamente no domicílio dos usuários. Em algumas ocasiões, atendimentos individuais e em grupo podem acontecer no CRAS e outros espaços de fácil acesso ao público, de acordo com as necessidades e possibilidades

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Imediato

Padrão de qualidade esperada

Excelente

agendamento

Através das redes sociais (Instagram @cras.santacruzpi) Agendamento presencial – CRAS (Rua Né Aristarco; s/n; Centro)

Entidade/Órgão Responsável

Assistência Social

Endereço: Rua Né Aristarco, S/N
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social
Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00

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