COVID-19
Transparência
Acesso à Informação
Portal de Serviços
Sobre o Município
Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
PROGRAMA CRIANÇA FELIZ - PCF
O que é?
O Programa Criança Feliz, é um Programa Federal, vinculado à Política Pública de Assistência Social, instituído pelo Decreto n° 5.869, de 5 de outubro de 2016, com caráter intersetorial, tendo por finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa Criança Feliz prioriza crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, tendo o seguinte público alvo: gestantes, crianças de 0 a 3 anos inseridas no Cadastro Único; crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção; crianças de até 6 anos inseridas no Cadastro Único que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares, independente da causa da morte, no período de emergência em saúde pública decorrente da COVID-19.
Etapas para a realização deste serviço
Após a inclusão da família no Cadastro Único, a equipe do programa aguarda a migração das informações para o sistema do Programa Criança Feliz, podendo durar até 1 mês. Após a inserção da família no PCF, o acompanhamento familiar à criança/gestante é imediato, sendo realizado semanalmente com crianças de até 3 anos e quinzenalmente com gestantes, crianças beneficiárias de BPC, crianças afastadas do convívio familiar ou que perderam um de seus responsáveis familiares.
Requisitos
A família deve necessariamente residir no município de Santa Cruz do Piauí (zona rural ou urbana), estar inscrita no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. O Programa tem o seguinte público alvo: • Gestantes; • Crianças de até 3 anos de idade; • Crianças de até 6 anos de idade beneficiárias de Benefício de Prestação Continuada (BPC); • Crianças de até 6 anos de idade que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares, por qualquer motivo, durante o período de emergência da COVID-19; • Crianças de até 6 anos de idade afastadas do convívio familiar em decorrência de aplicação de medidas protetivas.
Formas de Atendimento
Serviço ofertado semanalmente e de forma presencial através de visitas domiciliares, com duração de 30-40 minutos.
Regularidade da Oferta
Segunda-feira à Sexta-feira; das 08:00 às 12:00hrs, das 14:00 às 17:00hrs.
Taxa / Tarifa
Gratuito
Documentos
• Documentos Pessoais (RG, CPF, Certidão de nascimento, Título) • Comprovante de Residência • NIS (Número de Identificação Social)
Formas de Prestação de Serviços
Serviço ofertado semanalmente e de forma presencial através de visitas domiciliares, com duração de 30-40 minutos. A visita é realizada na residência de cada beneficiário, sendo respeitada a disponibilidade das famílias.
Informações de Acesso
• Busca ativa pela equipe profissional; • Encaminhamentos da Rede Intersetorial (Saúde, Educação, Conselho Tutelar, PAIF, etc); • Demanda espontânea dos responsáveis familiares.
Metodologia Utilizada
O Programa Criança Feliz utiliza a metodologia CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança). Esta metodologia prioriza o desenvolvimento infantil através de brincadeiras simples e com objetos que a família tenha em casa, trabalhando aspectos das 4 dimensões do desenvolvimento infantil (linguagem, motricidade, cognição e socioafetividade).
Locais de prestação do serviço
• Visitas realizadas prioritariamente na residência de cada família atendida pelo programa; • Eventos em alusão a datas comemorativas realizadas no CRAS ou em outros locais para eventos.
Prioridade de Atendimento
Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.
Previsão de Tempo de espera para o atendimento
Imediato
Padrão de qualidade esperada
Excelente. As famílias acompanhadas pelo programa apresentam resultados positivos, pois durante o acompanhamento realizado pelas visitadoras é possível observar a evolução e desenvolvimento da criança em todas as dimensões (comunicação, motricidade, cognição e socioafetividade).
Entidade/Órgão Responsável
Assistência Social
Avaliar Serviço
Endereço: Rua Né Aristarco, S/N
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social
Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00