SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – 15 a 17 ANOS

O que é?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo principal fortalecer as relações familiares e comunitárias, atuando de forma complementar ao PAIF. É um serviço realizado em grupos, organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida. O SCFV para adolescentes tem como foco o fortalecimento de vínculos, contribuindo para retorno ou permanência de jovens na escola, por meio de atividades que desenvolva a participação cidadã e a convivência social. As atividades abordam questões sobre temas relevantes para a juventude, contribuindo para o protagonismo social e reflexão de seus espaços na sociedade.

Etapas para a realização deste serviço

Após a realização da inserção do usuário no SCFV, o acompanhamento é imediato, sendo realizadas as atividades em grupo semanalmente (3 dias por semana).

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

O SCFV destina-se ao atendimento de diferentes públicos, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com destaque para idosos em isolamento; crianças em situação de trabalho infantil; egressos de medidas socioeducativas, pessoa com deficiência; crianças e adolescentes fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de MSE em meio aberto; situação de abuso e/ou exploração sexual e com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Formas de Atendimento

Presencial

Regularidade da Oferta

Terça- feira à Quinta-feira; Manhã: 08:00 às 10:30 Tarde: 14:00 às 16:30

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

•Documentos Pessoais (RG, CPF, Certidão de Nascimento) •NIS (Número de Identificação Social) •Foto 3x4 •Comprovante de Residência

Formas de Prestação de Serviços

Após o preenchimento da ficha cadastral para matrícula no SCFV, a equipe profissional direcionará o responsável familiar à orientadora social, que dará todas as informações necessários para egressar no serviço. Logo após a realização da matrícula, o usuário já estará automaticamente participando das atividades em grupo do SCFV.

Informações de Acesso

•Busca ativa pela equipe profissional; •Encaminhamentos da Rede Intersetorial (Saúde, Educação, Conselho Tutelar, etc); •Demanda espontânea dos usuários.

Metodologia Utilizada

O SCFV utiliza como metodologia os eixos norteadores, que perpassam todos os ciclos da vida dos usuários. São eles: A participação, a convivência social e o direito de ser. Para o público dessa faixa etária, o SCFV além de promover a convivência familiar e comunitária, visa também preparar as crianças e adolescentes para o exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia.

Locais de prestação do serviço

Sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Rua Né Aristarco; S/N; Centro)

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Padrão de qualidade esperada

Excelente

agendamento

Através das redes sociais (Instagram @cras.santacruzpi) Agendamento presencial – CRAS (Rua Né Aristarco; s/n; Centro)

Entidade/Órgão Responsável

Assistência Social

Endereço: Rua Né Aristarco, S/N
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social
Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00

Avaliar Serviço