SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – IDOSOS (60 ANOS OU MAIS)

O que é?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos com 60 anos ou mais tem como objetivo principal fortalecer as relações familiares e comunitárias, atuando de forma complementar ao PAIF. É um serviço realizado em grupos, organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida. O foco principal do SCFV é a oferta de atividades de convivência e socialização, com intervenções no contexto de vulnerabilidades sociais, de modo a fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social.

Etapas para a realização deste serviço

Após a realização da inserção do usuário no SCFV, o acompanhamento é imediato, sendo realizadas as atividades em grupo semanalmente (3 dias por semana).

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

O SCFV para idosos destina-se ao atendimento de diferentes públicos, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com destaque para idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Idosos com famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; Idosos com vivências de isolamento por ausência de convívio familiares e comunitários.

Formas de Atendimento

Presencial

Regularidade da Oferta

Encontros presenciais quinzenalmente.

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

•Documentos Pessoais (RG, CPF, Certidão de Nascimento) •NIS (Número de Identificação Social) •Foto 3x4 •Comprovante de Residência

Formas de Prestação de Serviços

Após o preenchimento da ficha cadastral para matrícula no SCFV, a equipe profissional direcionará à orientadora social, que dará todas as informações necessários para ingressar no serviço. Logo após a realização da matrícula, o usuário já estará automaticamente participando das atividades em grupo do SCFV, e será informado por meio de telefone celular sobre os encontros presenciais

Informações de Acesso

•Busca ativa pela equipe profissional; •Encaminhamentos da Rede Intersetorial (Saúde, Educação, Conselho Tutelar, etc); •Demanda espontânea dos usuários.

Metodologia Utilizada

O SCFV utiliza como metodologia os eixos norteadores, que perpassam todos os ciclos da vida dos usuários. São eles: A participação, a convivência social e o direito de ser. Para essa faixa etária, o SCFV busca realizar atividades que contribuam para um envelhecimento ativo, saudável e autônomo; propiciar vivências que valorizem as suas experiências e que estimulem e potencializem a capacidade de autonomia sobre suas vidas; detectar suas necessidades e motivações, levando-os a tornarem protagonistas de suas vidas; assegurar espaço de encontros intergeracionais que promovam trocas de experiências entre idosos e pessoas de outras gerações.

Locais de prestação do serviço

Sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Rua Né Aristarco; S/N; Centro)

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Imediato

Padrão de qualidade esperada

Excelente

agendamento

Através das redes sociais (Instagram @cras.santacruzpi) Agendamento presencial – CRAS (Rua Né Aristarco; s/n; Centro)

Entidade/Órgão Responsável

Assistência Social

Endereço: Rua Né Aristarco, S/N
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social
Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00

Avaliar Serviço